Com o CRM Zen você gerencia Clientes, Projetos, Leads, Jobs, Tarefas, Vendas, Arquivos e Workflow!

Características de um bom negociador

image

Você sabe quais são as características para ser um bom negociador? A gente já comentou como fazer uma boa negociação, demos dicas importantes de como fazer isso e agora vamos falar um pouco sobre as particularidades comportamentais simples que um bom negociador tem.

Então, descubra se você está no caminho de fazer bons negócios:

A primeira característica é: ser comunicativo

Você não pode ter medo de falar, de escutar e de fazer perguntas. Saber sondar o que o outro precisa. Saber quais palavras usar é muito importante também, funciona como aqueles filmes policiais norte-americanos: “tudo o que disser poderá ser usado (a favor ou) contra você…”

Segunda: Faça muito networking

Converse com as pessoas que fazem da sua equipe, conheça-as! Apresente outras pessoas para quem conhece e dê espaço para que te apresentem ao seu círculo de contatos. E nessa rede de contatos, vá conhecendo e descobrindo mais de cada um. Sabendo o que eles querem, você saberá negociar aquilo que eles precisam.

Terceiro: Negociadores de verdade são estratégicos e organizados

Você vai vê-lo sempre munido de informações. O CRM online é perfeito pra ele pois sempre anotará todos os dados que puder para aproveitar futuramente. Por isso ele sempre analisa relatórios, se organiza e procura entender certas situações para tomar partido. Como é detalhista, se prepara até nos mínimos detalhes.

Um exemplo de negociador no mundo da TV é o sr. Spock da série famosíssima chamada “Jornadas nas Estrelas”. Ele é um exemplo de negociador no mundo inteiro, existem várias matérias e até mesmo livros que comparam as características e comportamentos do personagem com negociadores no mundo real. Vale a pena dar uma olhada, sempre tem algo interessante a aprender!

Mas resumindo: Negociadores são analíticos, sempre procuram ver com mais razão as coisas e adoram pesquisar. Geralmente usam tom de voz constante. Prestam atenção a cada palavra que você diz e seus gestos demonstram isso. Não tem medo de fazer perguntas, desafio é a motivação. Para eles, negócios são como jogos onde esquecem de seus problemas pessoais e estão dispostos a procurar ideias, colocando-se do outro lado até permitir que ambos tenham um acordo satisfatório. 

Notas

  1. crmzen publicou esta postagem