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Como fidelizar meus clientes? Parte 2

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As 10 dicas de como fidelizar seu consumidor!

Como você viu na parte 1 de “Como fidelizar meus clientes”, existem 10 dicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade da sua marca e transformar seus clientes em fãs.

Para que esses pontos citados no post anterior sejam supridos, segue nossas dicas para fidelizar o cliente:

1.Conheça bem seu cliente – tenha todos os dados importantes armazenados no seu CRM online: nome, contatos, ultimas compras, atendimento e dúvidas… tudo que diz a respeito do seu cliente, assim, quando ele o procurar novamente você o conheça pelo nome e saiba do que ele precisa.

2.Surpreenda – Você já tem todos os contatos do seu cliente no seu CRM, então, quando houver uma novidade relacionada ao que ele costuma consumir com você, entre em contato com ele e avise. Ele estava esperando um produto que disse que chegaria em breve? Entre em contato e avise que já está disponível! Nem que seja por telefone, mala direta… (Lembrando que tudo isso você consegue fazer com um sistema de CRM eficiente)

3.Crie programas de fidelidade – Seja cupons de desconto para próxima compra, cartão de fidelidade… Tudo isso conta!  Posso te dar um exemplo bem simples que funciona (serve para todos os tamanhos de negócio). Vamos supor que você goste de Temaki e quando o compra, ganha um cartão carimbado dizendo que se você consumir mais 9 você leva um grátis! Esse é um tipo de fidelização, afinal, você compraria em outra Temakeria sabendo que poderia juntar para comer um de graça? Bem provável que não!

4.Cumpra o que prometeu – Não perca a credibilidade de seu consumidor, ele precisa confiar na sua palavra. Então se prometeu, cumpra. Afinal cliente cobra quando você diz que fará ou dará algo e no final você não fizer e isso fica feio para caramba pra você. Pense assim, quando você ofereceu algo e fez, o ‘cara’ que comprou de você vai falar para os 5 melhores amigos. Agora se você prometeu pra ele e não cumpriu então ele vai falar para os 1789 amigos do Facebook, para os 574 do Twitter e mais 271 do G+! Sem contar para aquela galera que ele encontra na rua. Então, tome muito cuidado. Senão puder fazer, melhor nem falar.

5.Crie meios de comunicação que funcionem – Não adianta passar um número de telefone que seu cliente não é atendido, um e-mail que não é respondido, um endereço que ele não te ache. Isso é complicado e pode atrapalhar muito. Afinal, você como cliente quer ser atendido com eficiência, não é mesmo?

6. Organização – Mantenha todas as informações armazenas em um sistema de CRM e acabe com a falta de espaço no escritório. Convenhamos, é até mais bonito! Sem falar de manter seu ambiente sempre limpo, arrumado. Você também é a cara do seu negócio por isso, atenção: procure sempre estar bem arrumado (não digo usar terno e gravata se você não precisar, ou super maquiada e produzida como se fosse para um grande evento). Seu negócio é online? Então procure manter um layout agradável de ser, clean e principalmente funcional.

7.Agrade o cliente – Qual experiência você proporcionou ao cliente? Trate bem o cliente, atenda de forma personalizada, afinal nem todos procuram seu produto/serviço por preço. Existem outras coisas importante além disso como conveniência, facilidade de encontrar seu serviço e ter um suporte… o que você pode fazer no seu negócio que agrade seu cliente? Isso só mostra que você se importa em tê-lo, o que é primordial.

8.Identifique os problemas, defeitos e falhas – O que os clientes reclamam quando entram em contato com você? Descubra, identifique e corra atrás para corrigir. Afinal, nem todos os clientes reclamam, alguns simplesmente vão te abandonar.

9.Seja solucionador de problemas – Apareceu algo relacionado ao seu produto/serviço que está atormentando seu cliente? Esteja disposto a resolver a situação. Não existe nada pagar pra ter um produto ou serviço e quando mais precisar de ajuda ser deixado de lado pela empresa. E essa é uma das causas que mais tiram a paciência do cliente, ele entende que foi enganado porque na hora de comprar teve um excelente atendimento e no pós venda quando ele mais precisa de ajuda, a “marca” virar as costas para ele. Não adianta fazer todas as outras coisas que mostramos aqui se você não der importância nessa.

10. Crie valor para sua marca – Nos dias de hoje cada vez mais pessoas procuram status para comprar. Criar valor para seu negócio é uma solução para isso. Todos sabem o valor de uma BMW, de um Apple, de uma Brastemp e por aí vai. Criar valor não é da noite pro dia, mas depende de toda uma construção e manutenção de manutenção. O próprio boca-a-boca vai ajudar a criar esse valor se você tiver disposto a seguir todas essas dicas. 

Notas

  1. garotaempreende reblogou esta postagem de crmzen
  2. lilivga reblogou esta postagem de crmzen
  3. crmzen publicou esta postagem